Neoenergia Elektro investe em tecnologia que reduz o tempo de interrupção

25/03/22

Instalação de automação na rede beneficiará mais de 6 mil clientes de 13 bairros de Cabreúva

A Neoenergia Elektro concluiu a instalação de equipamentos que recompõem automaticamente o fornecimento de energia elétrica em pontos estratégicos do município de Cabreúva. A tecnologia denominada “Self Healing”, auto recomposição, foi implementada na rede elétrica que atende mais de 6 mil clientes de 13 bairros como: Loteamento Vilarejo, Bomfim, Novo Bomfim, Do Cururu, Jardim Fazendinha Real, entre outros.  O investimento minimiza a interrupção de energia  nos casos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores caem sobre a fiação.  A concessionaria já instalou na rede de Cabreúva 14 equipamentos com essa tecnologia beneficiando mais de 18 mil clientes.

 

“Uma das principais vantagens da tecnologia de auto recomposição é que ela identifica a ocorrência e a soluciona de forma automática, sem que seja necessária a interferência do operador ou do sistema. Assim, a Neoenergia Elektro reforça a confiabilidade no fornecimento de energia e oferece mais qualidade no seu serviço”, informa Verena Lopes, Supervisora de Planejamento e Padronização de Smart Grids

 

O resultado é a redução no número de clientes sem fornecimento de energia e a diminuição na quantidade de quedas de energia. “Isso acontece porque a tecnologia recompõe de forma automática o trecho não afetado pelo problema. Com isso, o fornecimento pode voltar ao normal para a maior quantidade possível de clientes em poucos segundos”, explica Verena Lopes.

 

O Self Healing  é integrado ao Centro de Operações Integrada (COI), que recebe a localização exata da ocorrência e envia os eletricistas para verificar a situação em campo e agir quando necessário.