Elektro investe em tecnologia que agiliza o processo de poda de árvores na rede elétrica

Etiquetas: fornecimento de eneriga, rede elétrica

27/07/2021 14:24 hs

Concessionária desenvolveu modelo de caminhão que realiza a poda e tritura os galhos de forma mais rápida



Para reduzir as interrupções no fornecimento de energia causadas pela interferência de árvores na rede elétrica, a Elektro, realiza periodicamente o corte de galhos que se sobrepõem à fiação elétrica. Esse trabalho é feito por profissionais habilitados e com técnicas adequadas e tem o objetivo de manter o fornecimento de energia de qualidade aos consumidores com o menor impacto possível na vegetação urbana.

E pensando na melhoria desse processo, a Elektro desenvolveu um modelo de caminhão que irá trazer eficiência, diminuindo em 30% o tempo de execução, trituração e destinação dos galhos. Com a nova tecnologia será possível uma melhor gestão dos resíduos, que além de destinados corretamente, serão recolhidos, não sendo deixados na frente das casas, atrapalhando a passagem dos pedestres nas calçadas.

A Elektro investiu em quatro caminhões que serão utilizados nas áreas urbanas das cidades atendidas pela concessionária. O veículo tem cesta aérea isolada, desta forma, o equipamento pode ser usado nas atividades em redes energizadas e tem o alcance de 14 metros, facilitando o acesso aos pontos mais altos das árvores. Os primeiros municípios que irão receber os novos caminhões são: Limeira, Guarujá, Franco da Rocha e Três Lagoas. Os veículos seguirão um cronograma e também utilizados nas demais cidades.

“Com o novo caminhão vamos reduzir o tempo total entre a realização da poda e a destinação correta dos resíduos, e desta forma, será possível podar mais árvores que estejam com os galhos na rede elétrica, evitando desligamentos e melhorando a qualidade do fornecimento de energia", comenta Fernando Freitas, gerente da Elektro.

Manter galhos longe da rede elétrica é uma medida de segurança. Nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva compete à prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis. O trabalho da Elektro visa garantir a segurança dos clientes e também evitar problemas no fornecimento de energia. Os resíduos de podas são direcionados para compostagem, o que também beneficia o meio ambiente.

A Elektro reforça a importância de se plantar espécies adequadas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre a rede elétrica. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado em proximidade com os equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores.