Elektro recupera energia suficiente para abastecer Três Lagoas por um mês com “Operação Varredura”

02/08/21

A Elektro recuperou 31,06 GWh de energia com as ações da “Operação Varredura” no primeiro semestre de 2021. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Três Lagoas, por 30 dias.

 

 

 

Ao longo dos primeiros meses do ano foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia. Ao todo, foram 26 mil inspeções, oito operações com o apoio policial e a substituição de 33 mil medidores obsoletos ou com defeito.   

De acordo com Maica Oliveira, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Elektro, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas até o final do ano. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declara Maica.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. A fraude é quando o consumidor já é cliente da Elekto e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

A população pode denunciar de forma anônima e segura, no telefone 0800 701 00102 ou no site da Elektro (www.elektro.com.br).