Neoenergia Elektro está construindo uma nova subestação em Arujá

27/08/21

A segunda subestação da empresa na cidade está sendo  construída em área de 6 mil metros quadrados e irá atender 10 mil pessoas

             

Uma nova subestação está em fase de construção pela Neoenergia Elektro, no município de Arujá, na Grande São Paulo. O empreendimento beneficiará cerca de 10 mil habitantes, além de proporcionar a geração de 210 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A subestação Arujá 02 (138KV), que está sendo construída em uma área de seis mil metros quadrados, no bairro do Portão, contará com dois transformadores de 33 MVA distribuídos em dez alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade para os clientes atendidos na região.  

O sistema automatizado dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para fazer manobras, que passam a ser realizadas pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) em Campinas.

Este tipo de equipamento exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos e aumenta a confiabilidade, garantindo altos níveis de qualidade no fornecimento de energia elétrica. Sua operação trará um aumento na capacidade de energia em 66 MVA, atendendo, mais de 10 mil moradores da região.

A primeira fase da obra contempla a terraplanagem do terreno e a construção da linha de transmissão, que será responsável por levar a energia da subestação as residências, comércios e indústrias beneficiadas pelo empreendimento. Também serão implementadas tecnologias de construção civil que reduzem o tempo de construção e resíduos pós-obra, conferindo maior sustentabilidade ao empreendimento.

“O objetivo da nova subestação é garantir a capacidade energética suficiente para acompanhar o crescimento do consumo de energia em Arujá e região, além de trazer maior confiabilidade e continuidade do suprimento de energia à população atendida”, afirma o gerente de Expansão de Subestações da Neoenergia Elektro, José Ferraz.