Operação Verão: sistema elétrico do Litoral é inspecionado com tecnologia de termovisão

28/10/2021 20:54 hs

Tecnologia de termovisão identifica possíveis pontos de calor em cabos, transformadores, equipamentos telecomandados e subestações que atendem as praias do litoral paulista

A Neoenergia Elektro está realizando um trabalho de manutenção preventiva do sistema elétrico nas cidades atendidas pela concessionária no litoral de São Paulo, com o auxílio da tecnologia de termovisão. A ação faz parte da “Operação Verão” da distribuidora que vai até março de 2022 e tem como objetivo reforçar a segurança com a população e o fornecimento de energia elétrica nos locais mais procurados durante o verão.

Estão sendo inspecionados cerca de 3 mil quilômetros de rede elétrica em 11 municípios do litoral para identificar possíveis pontos de calor em cabos, transformadores e nas subestações próximas às praias, beneficiando  550 mil clientes.

Como funciona a tecnologia

Manipuladas por dois técnicos por meio de um aparelho de termovisor, as câmeras podem gerar informações para que possíveis correções sejam feitas no menor tempo possível, evitando interrupções e aumentando a segurança e satisfação dos consumidores.

Lavagem da rede elétrica

Outra manutenção preventiva feita pela Neoenergia Elektro para reforçar o fornecimento de energia no verão é a lavagem da rede elétrica. A ação vai até dezembro e é realizada sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes. Estão sendo utilizados 19 mil litros de água desmineralizada para lavar mais de 2 mil estruturas (entre cabos, isoladores, transformadores e subestações). O objetivo da lavagem é eliminar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do sistema elétrico.

A lavagem é feita com o uso de um caminhão tanque e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Além disso, é essencial que a equipe de campo esteja devidamente paramentada com os equipamentos de proteção individual. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a evitar que uma possível fuga de corrente de energia da rede venha a causar acidentes. Por isso, é importante ressaltar que a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer.