Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro desenvolve projetos de eficiência energética junto às comunidades carentes, escolas, hospitais, entidades beneficentes, órgãos de governo e sistemas públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Anualmente, destinamos 0,5% de nossa receita operacional líquida. O investimento é obrigatório e está previsto no contrato de concessão e na lei 9.991/00, regulado pela ANEEL.

De 2008 a 2020, na Neoenergia Elektro, foram investidos mais de R$ 228 milhões em mais de 98 projetos de eficiência energética, sendo R$ 122 milhões em iniciativas voltadas para a população de baixa renda.

Objetivo

Promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo na ampliação da consciência da sociedade sobre o tema, subsidiando o desenvolvimento econômico e social da área em que se atua.

Quais são as vantagens do Programa?

  • Redução no consumo de energia por meio de uma utilização mais racional e, consequentemente, nas despesas com energia elétrica;
  • Em prédios públicos, hospitais, escolas e delegacias de polícia geralmente a atuação é em sistema de iluminação com o emprego de equipamentos mais eficientes, obtendo-se a modernização tecnológica e aumento da eficiência;
  • Conscientização dos clientes, capacitação e sensibilização de professores, alunos e comunidade em suas ações e práticas diárias;
  • Preservação do meio ambiente e busca por novas tecnologias, voltadas ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica.

São muitas as iniciativas das distribuidoras da Neoenergia que compõem o Educação com Energia, projeto educacional cooperativo dos programas de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, que pretende sensibilizar alunos, professores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar para promover o desenvolvimento e consolidação de novas práticas que estimulem a economia de energia elétrica e mudanças de hábito para o consumo consciente de energia elétrica. Formações sobre o tema, direcionados tanto para alunos como para educadores estão disponíveis através do site https://educacaocomenergia.com.br/.

AULAS DE ENERGIA

As ações do Aulas de Energia contam com ambientes interativos que promovem experiências imersivas a partir do uso da eletricidade, da geração de energia e da eficiência energética. São eles: Museu da Energia, na Bahia; Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata e Espaço Usina Solar Fernando de Noronha, em Pernambuco; e Espaço Ecoposto Energia Eólica, no Rio Grande do Norte.  

As visitações são gratuitas, mediante agendamento prévio e acompanhamento de pessoal treinado, e possibilitam a vivência prática da geração de energia elétrica e do uso seguro e eficiente da energia. Os consumidores que visitam os espaços Aulas de Energia encontram tecnologias, experimentos, maquetes, painéis e vídeos que agregam valor ao aprendizado.   

As ações também acontecem de modo itinerante, com as Unidades Móveis Educativas, caminhões adaptados para atender a instituições públicas de ensino da Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte, bem como ao público geral, em eventos específicos.

​Descubra mais sobre as ações do Aulas de Energia clicando aqui.​​​

Comunicado Importante: Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Aulas de Energia em todas as suas unidades estão com o atendimento e visitas cancelados até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos alunos e demais funcionários.



ENERGIA QUE TRANSFORMA

A metodologia Energia Que Transforma, criado pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel, tem como objetivo formar o professor para que ele seja um vetor de comunicação com os alunos. Além de trabalhar o tema do uso racional e seguro da energia são também transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula: o professor é estimulado a criar a sua abordagem para transmitir esse conhecimento. A ONG WWF-Brasil é parceira desta ação na capacitação sobre a preservação do meio ambiente.

Publicações Educação com Energia - Clique aqui e acesse.

Comunicado Importante: Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Energia Que Transforma estão com suas atividades temporariamente canceladas até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos professores e demais funcionários.


ENERGIA QUE EDUCA – NOVA ESCOLA

A escola tem papel central para mudar os hábitos dos jovens com relação à sustentabilidade e ao consumo consciente. Foi a partir disso que as distribuidoras Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern, Neoenergia Elektro e Neoenergia Brasília em parceria com a Nova Escola, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, criou o “Energia Que Educa”, uma ação pensada para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas, oferecendo uma série de conteúdos gratuitos para ajudar professoras e professores a desenvolver este tema transversal da BNCC com base nas metodologias ativas.

O Energia que Educa conta, com conteúdos digitais exclusivos disponíveis no Nova Escola Box, para os professores aplicarem diretamente em sala de aula com seus alunos, e uma fase de tutoria para 100 professores dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal, utilizando a temática de redução de energia e sustentabilidade para realizar projetos didáticos com o apoio de especialistas, focada na realidade do ensino público das regiões impactadas pela iniciativa.

Os cursos autoinstrucionais estão disponíveis gratuitamente no site da Nova Escola. Os professores participantes se cadastram para receber a certificação da conclusão dos cursos de cada uma das trilhas formativas.  

Saiba mais informações clicando aqui.


FESTIVAL TÔ LIGADO NA ENERGIA  

O Festival Tô Ligado na Energia promove a reflexão e o diálogo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com as escolas da rede pública de ensino, preferencialmente de tempo integral, atuando com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (11 a 19 anos), por meio de atividades que estimulam a apropriação do conhecimento sobre a temática, de forma lúdica e criativa, para torná-los multiplicadores dos conteúdos. 

A ação educativa cria a oportunidade de falar com os jovens e também de escutá-los através de produções artísticas variadas, como teatro, música, dança, percussão e grafite, e estimula a participação em atividades que instigam a curiosidade e desafiam a resolução de tarefas que exigem o conhecimento sobre a temática. 

Desta forma, os jovens se tornam agentes multiplicadores com potencial de promover a mudança de hábitos, como também disseminar essas informações nas comunidades na qual estão inseridos.

Comunicado Importante: Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Festival Tô Ligado na Energia estão com suas atividades temporariamente interrompidas até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos professores e demais funcionários.

Acompanhe o desenvolvimento das equipes pelo blog do Festival, clicando aqui.​​